Musicoterapia

De bloco carnavalesco a escola de samba

Cascata, Donga, Ataulfo Alves, Pixinguinha, João da Baiana, Ismael Silva e Alfredinho do Flautim
Postado por Simão Pessoa

Ao lado dos cordões, os blocos ofereceram às camadas menos favorecidas da população uma forma de divertimento ao seu alcance. Bastava um grupo mais animado se reunir em torno de instrumentos de percussão, alguém lembrar um samba e estava plantada a semente de mais um bloco.

Alguns não tinham vida longa, outros sobreviviam sem pretensões, mas houve os que caminharam com destino certo e acabaram por se transformar em escolas de samba, com seu nome garantido na história.

Em São Paulo foram foliões brincando o carnaval, com suas camisas verdes e calças brancas, que deram origem à Escola de Samba Camisa Verde e Branco.

No Bixiga, surdos e tamborins, que defendiam os sambas do Vai-Vai como cordão, passaram a fazê-lo quando o cordão virou escola de samba.

No Rio de Janeiro a história é rica em exemplos, quando blocos organizados se fundiram e se transformaram em escolas.

Deixa Falar, a primeira escola de samba a ser assim reconhecida, tem origens no Bloco Vai Como Pode, do bairro de Oswaldo Cruz.

O mesmo Vai Como Pode que, associado aos blocos Quem Fala de Nós Come Mosca e Baianinhas de Oswaldo Cruz, transformou-se na Portela, um dos orgulhos do subúrbio de Madureira.

O outro, a Escola de Samba Império Serrano, é originário de um quase bloco, a pequena escola de samba Prazer da Serrinha, cuja má atuação em um carnaval provocou a fundação do grêmio imperiano.

Cartola e Dona Zica

A Escola de Samba da Mangueira surge da fusão de três blocos rivais no morro, que o compositor Cartola conseguiu unir sob uma mesma bandeira: o Bloco da Tia Tomásia, o Bloco da Tia Fé e o Bloco dos Arengueiros.

O Salgueiro tem em suas origens o Bloco Depois Eu Digo. A Unidos de São Carlos, no Bloco Cada Ano Sai Melhor.

A tradicional União de Jacarepaguá surgiu do Bloco Vai Se Quiser.

Mas, continuará todos os anos indo pras ruas o mais popular de todos os blocos do país, desfilando em qualquer bairro, em qualquer rua, em qualquer cidade: ele se chama Bloco Vai Quem Quer, reúne foliões anônimos, sem samba enredo nem fantasias, mas sempre com muita disposição e alegria, e ao qual adere quem quiser.

Ismael Silva desenhava um retângulo e explicava ao compositor Hermínio Bello de Carvalho: “Pois bem, aqui está a escola de samba. Milhões de pessoas. Um solista. Quando o samba entra na segunda parte, entra o solista. Pois bem, como é que, naquela confusão toda, o pessoal vai saber quando deve atacar a primeira parte novamente? Aí entra o surdo, que dá aquelas duas porradas fortes e o pessoal entra macio, tudo certinho”.

Fica então clara a importância do surdo. Tamborins, latas de manteiga, cuícas e pandeiros compunham a bateria da Deixa Falar, em sua estreia. Faltava um instrumento de marcação que comandasse a escola e fosse ouvido por todos os componentes.

Bide e Marçal

Alcebíades Barcelos, o “Bide”, que já tocava seu tamborim desde menino e que trouxera o instrumento para a escola, observando o som das grandes latas de manteiga usadas na percussão, resolveu melhorá-las.

Comprou dois aros, fixou um por dentro, outro por fora, segurando o couro com tachas ao redor e pronto. A Deixa Falar entrou na Praça Onze falando mais alto. Todos adotaram a novidade, creditando a Bide a invenção do “surdo”.

Quanto ao tamborim, Bide dizia: “Esse não tenho certeza se inventei. Mas o que me lembro é que, desde molequinho, já fazia, encourava e tocava na rua, sem bloco, sem nada, as pessoas querendo saber que instrumento era aquele”.

“A gente precisava de um samba para movimentar os braços pra frente e pra trás durante o desfile. A gente precisava de um samba pra sambar”. A descrição é de Ismael Silva para justificar a novidade na criação dos compositores do bairro do Estácio de Sá, modificando a forma dos sambas de sucesso na época, desde “Pelo Telefone”, passando por “Jura” e “Gosto Que Me Enrosco”, todos eles guardando ainda estreito parentesco com o maxixe.

Sambista do primeiro time, Bucy Moreira, ritmista famoso e morador do Estácio, citado pelo pesquisador Nei Lopes, dá outro testemunho valioso: “Minha mãe me mandou comprar manteiga na padaria e no caminho vi quatro camaradas reunidos cantando samba: o Zeca Taboca, um outro rapaz que o pessoal chamava de Brinco, o Edgar com sua camisa de malandro, e o Rubem, muito alto e com cara de grego. Estranhei a novidade e perguntei: ‘O que é isso?’ E disseram: ‘Isso é um samba moderno que o Rubem fez’. E cada um dizia um verso de improviso.” Mano Rubens era irmão de Bide, autor de “A Malandragem”, o primeiro samba gravado com esse novo formato.

Isso acontecia em razão do aparecimento da Deixa Falar, a primeira escola de samba, assim chamada, do Brasil.

A primeira escola de samba do país

A Deixa Falar, na verdade, era um bloco carnavalesco criado no dia 12 de agosto de 1928 no bairro carioca do Estácio de Sá.

A sede improvisada ficava no porão da casa nº 27 da Rua do Estácio, onde morava o fundador do bloco, Ismael Silva, líder dos sambistas do bairro.

Como nas imediações, mais exatamente no Largo do Estácio, funcionava uma Escola Normal, que formava professores para a rede escolar, Ismael resolveu batizar seu grupo de Escola de Samba, já que formaria professores de samba.

E a nova escola já nascia com um “corpo docente” da melhor qualidade, pois, além do próprio Ismael, participavam Mano Aurélio, Nilton Bastos, Armando Marçal, Mano Rubens, Baiaco, Brancura, Heitor dos Prazeres, Mano Edgar e Bide.

A curiosidade em torno do nome da escola sempre existiu e levou Ismael Silva, que o escolheu, a contar como foi em depoimento no Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro: “Quanto ao nome, posso dar a explicação: havia uma grande rivalidade entre os agrupamentos de samba, Piedade, Estácio, Mangueira e outros. Cada um queria, naturalmente, ser o melhor e criticavam os outros. Saímos com esse nome, sabe como é, vamos pra frente, ou seja… ‘deixa falar!’”.

O sambista Ismael Silva

Além de reunir os jovens e revolucionários compositores do bairro, a escola pretendia melhorar as relações com a polícia, visto que, sem autorização, os sambistas não tinham direito de promover rodas de samba no Largo do Estácio e nem desfilar no carnaval.

Por isso o grupo tratou logo de legalizar a situação, assumindo sua importância para a grande festa e para a nascente música popular brasileira.

O surdo e a cuíca, lançados pela Deixa Falar, tornaram-se indispensáveis na percussão do samba, e a influência de seus compositores se nota, de imediato, nas obras de autores como Ary Barroso e Noel Rosa, os primeiros ditos “urbanos” a abandonarem o estilo de Sinhô, para aderirem aos sambistas do Estácio.

Noel Rosa, que, aliás, tinha muito cuidado ao escolher seus parceiros, fez algumas composições com Ismael Silva.

Ambos se completavam, mesmo com estilos de boemia completamente diferentes, o mais intelectualizado de Noel, criado na burguesia da Vila Isabel, e o voluntarioso e rebelde de Ismael, cultivado na malandragem do Estácio de Sá.

Ismael se autorretrata musicalmente em um samba magistral, “O Que Será De Mim?”, criticado pelos moralistas e aclamado pela malandragem: “Se eu precisar algum dia/ De ir ao batente/ Não sei o que será./ Pois vivo na boemia/ E vida melhor não há. / Não há vida melhor/ E vida melhor não há/ Deixa falar quem quiser/ Deixa quem quiser falar./ O trabalho não é bom./ Ninguém deve duvidar. / Trabalhar, só obrigado; / Por gosto ninguém vai lá”.

Um ou dois empregos de curta duração foram o suficiente para a vida inteira do sambista. Ismael Silva sempre viveu do samba, que era o que ele sabia fazer de forma excepcional.

O historiador Sérgio Cabral diz textualmente, por ocasião da morte de Ismael, em 1978: “Eu tenho uma opinião: o samba carioca só pegou sua forma definitiva por causa daquela geração de sambistas do Estácio, na qual Ismael Silva era um líder. Antes, chamava-se de samba um tipo de música que tinha muito de maxixe. Quando o pessoal do Estácio de Sá começou a divulgar seus sambas, os compositores da época protestaram muito dizendo que aquilo era uma deturpação”. O pesquisador José Ramos Tinhorão caminha na mesma estrada: “O samba vacilante de Donga, Sinhô e Caninha, da década de 20, ganhou no Estácio o ritmo batucado com a geração de compositores da camada mais baixa (Ismael Silva, Nilton Bastos, Bide, Armando Marçal, Heitor dos Prazeres)”.

Ao final de sua vida, Ismael tinha uma discografia que acumulava – com raras regravações – 85 títulos, a maioria deles hoje citados como básicos para a história da música popular brasileira.

Navegou em parcerias clássicas como “Não Tem Tradução” (ou “O Cinema Falado”), com Noel Rosa, e “Se Você Jurar”, com Nilton Bastos e Francisco Alves, ou sozinho em grandes sambas como “Antonico” ou “Tristezas Não Pagam Dívidas”.

E, ao assistir a um desfile de escolas de samba, a pista iluminada, milhares de sambistas no asfalto, outro tanto aplaudindo nas arquibancadas, Ismael sorriu satisfeito: “Quando é que a gente podia imaginar que aquelas brincadeiras iam dar nisso? Uma coisa de esquina encher avenida? Hoje isso não é mais escola. É universidade, é academia, é faculdade, sei lá! E amanhã é a formatura do pessoal que estudou o ano inteiro. Colação de grau, desfile em passarela, festa maior do mundo. Que coisa!…”

Sobre o Autor

Simão Pessoa

nasceu em Manaus no dia 10 de maio de 1956, filho de Simão Monteiro Pessoa e Celeste da Silva Pessoa.
É Engenheiro Eletrônico formado pela UTAM (1977), com pós-graduação em Administração pela FGV-SP (1989).
Poeta, compositor e cronista.
Foi fundador e presidente do Sindicato de Escritores do Amazonas e do Coletivo Gens da Selva.

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