Club dos Terríveis

Oscar Wild, o cowboy frasista

Postado por Simão Pessoa

Por Edson Aran

No começo do cinema, quando os filmes eram feitos com câmeras e películas, não em computadores e megabytes, o western era o gênero mais amado pelo público. Muitos cowboys ficaram famosos naquela época, como Gene Autry, o Cowboy Cantor, Roy Rogers, o Outro Cowboy Cantor, e Rex Allen, o Mais Um Cowboy Cantor.

Mas nenhum deles foi mais famoso que Oscar Wild, o cowboy frasista.

Conhecido por sua pontaria certeira e suas frases cortantes, Oscar Wild se transformou em um mito da Sétima Arte. Quem não se lembra, por exemplo, da frase matadora que ele usa em “Aquele Por Quem os Brutos se Apaixonam” (Guns and Guys, 1937):

“Você sabe, chefe Raposa Prateada, só os muito fúteis não julgam pela aparência…”

Os fãs de Oscar Wild, no entanto, afirmam que nenhuma frase é mais certeira do que a que ele dispara a queima-roupa em “Meu Ódio Eterno a Você, Traidor Maldito” (The Wild, Wild Cavalgade, 1941):

“Você sabe, Big Jake, a ilusão é o maior de todos os prazeres…”

O pistoleiro de língua solta foi o rei de Hollywood

Mas quem poderia esquecer do famoso tiroteio no saloon de “Onde os machos se encontram” (Priscila, Queen of California, 1939). Confrontado pelo xerife Bernard Shawn, Wild tem de responder a uma inesperada troca de frases mortíferas.

SHAWN: Você sabe, Wild, a moda nada mais é que uma epidemia consentida…

WILD: Você está errado, Shawn. A moda é uma forma de feiúra tão intolerável que precisa ser mudada a cada seis meses!

SHAWN: Você sabe, Wild, dizer que o crédulo é mais feliz que o cético é o mesmo que dizer que o bêbado é mais feliz que o sóbrio…

WILD: Você sabe, Shawn, a consistência é o último refúgio dos que não têm imaginação!

A vida bastante reservada de Oscar Wild – que em sua longa carreira nunca foi visto com nenhuma atriz famosa ou mesmo uma roteirista miserável – foi motivo de muitas especulações em Hollywood. Só no final do século 20 é que uma biografia do grande ator revelou seu terrível segredo: Oscar Wild nascera na Inglaterra, onde era conhecido como Oscar Wilde! Daí sua predileção por hábitos feios, seu jeito recluso e seu indomável cavalheirismo.

Os fãs de Oscar Wild jamais esquecerão, no entanto, da imagem do velho cowboy frasista rumando para o horizonte montado em seu cavalo cinza Dorian e dizendo as palavras que o tornaram imortal:

“Você sabe, Dorian, a América é um país que passou da barbárie à decadência sem conhecer a civilização…”

Sobre o Autor

Simão Pessoa

nasceu em Manaus no dia 10 de maio de 1956, filho de Simão Monteiro Pessoa e Celeste da Silva Pessoa.
É Engenheiro Eletrônico formado pela UTAM (1977), com pós-graduação em Administração pela FGV-SP (1989).
Poeta, compositor e cronista.
Foi fundador e presidente do Sindicato de Escritores do Amazonas e do Coletivo Gens da Selva.

Leave a Comment