Boca do Inferno

“Meninos do Amazonas” catapultam investimento milionário em inovação na ZFM

Expedito Belmont. à esquerda, e Marcio Pessoa, os fundadores da DriveOn
Postado por Simão Pessoa

Você deve estar se perguntando: quem são os “meninos do Amazonas”? Bem, essa é a expressão que usualmente tem sido falada pelos C-levels e Stakeholders de Inovação do sul e sudeste do Brasil ao se referir a Expedito Belmont e Marcio Pessoa, fundadores da DriveOn (startup de mobilidade em blockchain) e da Btracer (startup de rastreabilidade de alimentos com registro em blockhain).

Desde os primeiros movimentos da dupla nos maiores ecossistemas de inovação do nosso país, Expedito e Marcio têm levantado a bandeira do Amazonas mostrando que no nosso Estado há muitas mentes inovadoras.

A jornada começou em 2017 quando ambos foram aprovados na aceleração da Darwin Startup, aceleradora boutique que possui um dos mais difíceis e rigorosos processos de seleção do país.

Naquele momento, na última etapa de seleção chamada “seleção natural”, já havia a pergunta clássica somada ao apelido: será que os meninos do Amazonas vão passar para entrar na aceleração? Pois eles passaram, performaram e puderam se apresentar no evento de PitchDay diante do ecossistema catarinense.

Com esse resultado, e com um dos founders, Expedito Belmont, falando das oportunidades em inovação no Amazonas em quase todas as reuniões de feedback, os olhos do ecossistema de startups de Florianópolis começaram a se voltar para o Amazonas, influenciando na vinda dos diretores da Darwin para conhecer pessoalmente o ecossistema amazonense.

Após a aceleração da Darwin, Expedito e Marcio começaram a circular no ecossistema paulista por meio de convites para Open Innovation, apresentações, palestras e novas acelerações, como na Liga Ventures. E naturalmente a expressão “meninos do Amazonas” surgia na boca dos aceleradores.

O papel de ambos não foi apenas evoluir a startup que fundaram, mas também fortalecer a imagem de inovação do Estado para as regiões líderes em inovação do país.

Em 2017, Marcio e Expedito conheceram Fabiano Nagamatsu, eleito o melhor mentor do Brasil em 2022, e iniciaram uma história de confiança por meio das mentorias e acompanhamento de Fabiano.

Quando a Osten Moove, em 2021, resolve entrar no campo da inovação, chama Fabiano para dirigir a operação, e a DriveOn e Btracer para ser as primeiras investidas. E logo após entrar no portfólio da Osten Moove, os “meninos do Amazonas” não perderam tempo para, mais uma vez, apresentar as oportunidades de Negócio & Inovação em nosso Estado.

Em 2022, Expedito Belmont trouxe Fabiano Nagamatsu para conhecer pessoalmente o ecossistema. E neste primeiro semestre de 2023 a Osten Moove começou oficialmente suas operações no Estado, iniciando a Osten Digital e trazendo um fundo milionário para investir em startups da região.

Expedito e Marcio não só têm apoiado o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Amazonas, como também, por meio da DriveOn, têm auxiliado na inovação de grandes grupos, como é o caso da Osten que, influenciada pela DriveOn e a expertise na relação de criptomoedas com veículos, lançou a Osten Cripto, plataforma de venda de veículos de luxo por pagamento em criptomoedas, aceitando BTC, ETH, USDT, e em breve, CML, que é a sigla do Cryptomiles, o token de mobilidade da DriveOn, startup investida pelo grupo.

Qual será a próxima oportunidade que veremos os meninos do Amazonas trazer ao nosso Estado? Fique ligado na Cuia da Cris e continue acompanhando essa jornada!

(fonte: www.nacuiadacris.com.br)

Sobre o Autor

Simão Pessoa

nasceu em Manaus no dia 10 de maio de 1956, filho de Simão Monteiro Pessoa e Celeste da Silva Pessoa.
É Engenheiro Eletrônico formado pela UTAM (1977), com pós-graduação em Administração pela FGV-SP (1989).
Poeta, compositor e cronista.
Foi fundador e presidente do Sindicato de Escritores do Amazonas e do Coletivo Gens da Selva.

Leave a Comment